“Viagem a Tóquio”, ‘’O Gosto do Saké’’ e “Primavera Tardia”, são algumas das produções presentes na seleção de filmes que visa homenagear o 120.º aniversário de Yasujiro Ozu.
Os filmes estarão em exibição até ao dia 13 de dezembro | Foto D.R.
A Medeia Filmes está a celebrar os 120 anos do diretor de cinema japonês Yasujiro Ozu, através da exibição de vários filmes, até ao próximo dia 13 de dezembro. Yasujiro Ozu foi um realizador de cinema Japonês que nasceu em Tóquio, em 1903. A sua carreira profissional começou pelo cinema mudo e continuou por longos anos, onde muito mais tarde ingressou no cinema a cores, perto dos anos 60. Ele envergou pela produção de pequenas comédias, e só mais tarde se debruçou sobre temas mais densos e dramáticos. Ozu neste período começou a formar o seu próprio olhar artístico e a escolher os seus objetos de estudo sendo eles: a vida quotidiana, a complexidade da vida familiar e de casal e ao conflito/ desafios entre gerações.
Viagem a Tóquio
Um casal de idade avançada, Tomy e Shukichi, decidem ir visitar os seus filhos a Tóquio. O filme centra-se na observação e confronto entre o velho e o novo, em vários níveis: nas relações familiares, gerações presentes, o envelhecimento e na evolução do Japão. O filme está em exibição no dia 9 e no dia 12 pelas 18:00 horas, na Medeia Filmes situada no Teatro Campo Alegre.
Gosto de Saké Hirayama é um homem de sucesso, gerente de uma grande fábrica de Tóquio já em idade avançada. Ele sente nele o desejo de encontrar um bom marido para a sua filha, sabendo que esta decisão se esta escolha, implique a sua futura solidão, dado que é viuvo. O filme está em exibição no dia 10 pelas 21:30 horas, e também no dia 13 pelas 18:00, na Medeia Filmes situada no Teatro Campo Alegre.
Alguns frames do filme "Gosto do Saké"
Primavera Tardia Noriko sem grandes ambições ou planos para o futuro, vive feliz em casa com o seu pai viúvo Shukichi. Masa, sua tia, convence o pai, a não ser que ela se case brevemente, muito provavelmente ficará solteira para sempre. Noriko rejeita um arranjo de Masa. O pai dela vê-se obrigado a enganar a filha e sacrificar a sua felicidade individual para agir com o que ele acha que é a melhor decisão. A exibição deste filme acontece dia 10 pelas 15:30 horas ou nos dias 11 e 12, pelas 21:30, na Medeia Filmes situada no Teatro Campo Alegre.
Alguns frames do filme "Primavera Tardia"
O cinema de Yasujirō Ozu traz longevidade, sob a forma de demonstração da habilidade de transmitir histórias de forte valor social e humano, que o fez ser valorizado mais tarde como um dos maiores cineastas japonês.
Os filmes estarão em exibição até ao dia 13 de dezembro, na Medeia Filmes, situada no Teatro Campo Alegre.
Comments