O Salão Nobre da Piscina Solário Atlântico, em Espinho, em colaboração com o Festival de cinema de animação Cinanima inaugurou, no passado dia 10 de novembro a exposição “100 anos do Cinema Português de Animação”.
A exposição conta com a curadoria do professor Mário Gandra e apresenta a quem a visita uma viagem pelo mundo da animação, onde se pode compreender o grande legado histórico do cinema de animação português.
A comemoração dos 100 anos remete ao centenário da estreia do filme mais antigo de animação, “O Pesadelo de António Maria”, de Joaquim Guerreiro, que estreou a 25 janeiro de 1923. Não existem cópias da produção, mas podemos observar a sua reconstituição através de desenhos que estão presentes numa das diversas secções.
As divisões desta exposição representam particularidades da animação, evolução das técnicas de produção de imagens em movimento, cinema de autor, curtas de estudantes e uma parte dedicada ao Festival do Cinanima. Sobre o cinema de animação, em declarações ao Porto Canal, Regina Pessoa, realizadora de cinema que faz parte desta mostra, afirma que ''a animação portuguesa está a viver um período muito bom”.
O espaço dedicado ao Cinanima marca a importância deste festival, criado em 1976, na dispersão do cinema de animação em Portugal. O espaço mostra a quem o visita uma retrospetiva histórica e visual do festival, para além das caras por trás de todo o trabalho. Outra secção centra-se no futuro do cinema português, em que se pode encontrar um conjunto de curtas-metragens de finalistas de várias instituições de ensino, como a Escola Superior de Media Artes e Design, o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, a Escola Superior de Artes e Design e a Universidade Católica Portuguesa do Porto.
A exposição, de entrada livre, pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 09:30 às 12:00 e das 14:30 às 17:00 horas. Aos fins de semana, pode conhecer os “100 anos do Cinema Português de Animação” entre as 09:30 e às 12:00 e das 14:30 às 18:00 horas.
Commenti