Morreu a cantora Sara Tavares, aos 45 anos, vítima de um tumor cerebral. A artista faleceu no Hospital da Luz, em Lisboa, domingo, dia 19 de novembro.
Sara Tavares participou em 1994 no "Festival da Canção" | Foto D.R.
Sara Tavares nasceu em Lisboa, em 1978, e há mais de 10 anos que tinha sido diagnosticada com um tumor no cérebro. A artista ficou conhecida pela sua participação no programa “Chuva de Estrelas”, em 1990, e por ter representado Portugal na “Eurovisão”, passados quatro anos, em 1994, com a famosa canção “Chamar a Música”. Em 2009 fez uma pausa na carreira devido a problemas de saúde, tendo no mês de setembro deste ano lançado o seu novo single, intitulado "Kurtidu", pela Sony Music.
Em 1996, Sara Tavares estreou-se com o álbum “Sara Tavares & Shout!”. Ao longo das duas décadas seguintes, Sara Tavares lançou vários álbuns que a aproximaram das suas raízes cabo-verdianas, com evidência para Balancê (2005), que lhe valeu um disco de platina e foi nomeada para Novo Artista do BBC Radio 3 World Music Awards.
Em 2011, ganhou o Prémio de Música Cabo-verdiana para Melhor Voz Feminina e no ano seguinte deu seguimento à digressão internacional "Xinti". O álbum homónimo lançado em 2009 deu-lhe o Prémio Carreira no Festival de Música Africana Alemã.
Em 2018, recebeu uma nomeação para o Grammy Latino pelo seu quinto álbum, Fitxadu (2017), no qual aprofundou a sua relação com a música cabo-verdiana e contou com convidados como Manecas Costa, Nancy Vieira, Toty Sa' Med e Kalaf Epalanga.
Para além da sua carreira, Sara Tavares colaborou com vários grandes nomes da música portuguesa e lusófona, incluindo os Ala dos namorados, Dany Silva, Paulo Flores, Buraka Som Sistema, Carlão e Slow J.
Comments